A mensagem de Mark Zuckerberg
Traduzi a mensagem de 5 minutos de Mark Zuckerberg. Segue a transcrição, para que vocês tenham acesso à íntegra e não somente a fragmentos escolhidos pelos jornais. Em outro post, farei a minha análise desta mensagem.
--------------------------------------------------------------------
Olá pessoal, quero falar sobre algo importante hoje, porque chegou o momento de voltar às nossas raízes a respeito da liberdade de expressão no Facebook e no Instagram. Eu comecei a construir redes sociais para dar às pessoas uma voz. Fiz um discurso em Georgetown há 5 anos sobre a importância da proteção à liberdade de expressão. E eu ainda acredito nisso hoje. Mas muita coisa aconteceu ao longo dos últimos anos. Tem havido um grande debate sobre os potenciais danos do conteúdo online, governos e a mídia tradicional tem defendido mais e mais a censura. Muito disso é claramente político.
Mas há também muita coisa ruim por aí – drogas, terrorismo, exploração de menores – essas são coisas que nós encaramos de maneira muito séria e quero ter certeza de que lidamos com isso responsavelmente. Por isso, nós construímos sistemas complexos de moderação de conteúdos. Mas o problema com sistemas complexos é que eles cometem erros. Mesmo que eles censurem acidentalmente apenas 1% dos posts, isso significa milhões de pessoas. E chegamos ao ponto em que simplesmente há muitos erros e muita censura.
Além disso, as recentes eleições parecem ter marcado uma mudança cultural na direção de priorizar o discurso mais uma vez. Assim, nós vamos voltar às nossas raízes e focar em reduzir erros, simplificar nossas políticas e restaurar a liberdade de expressão em nossas plataformas. Mais especificamente, eis o que nós vamos fazer.
1. Substituir os Fact-Checkers por Notas da Comunidade.
Vamos nos livrar dos Fact-Checkers e substituí-los por Notas da Comunidade, similar ao que funciona no X, começando pelos EUA. Depois que Trump foi eleito pela primeira vez em 2016, a mídia tradicional escreveu sem parar sobre como a desinformação era uma ameaça à democracia. Nós tentamos, de boa-fé, endereçar essas preocupações sem nos tornarmos árbitros da verdade. Mas os fact-checkers eram tão enviesados politicamente, que destruíram mais confiança do que criaram, especialmente nos EUA. Portanto, nos próximos meses, vamos dar início a um sistema amplo de Notas da Comunidade.
2. Simplificação das políticas de conteúdo.
Segundo, vamos simplificar nossas políticas de conteúdo e nos livrar de um monte de restrições em tópicos como imigração e gênero que estão fora de sintonia com a visão da maioria. O que começou como um movimento de maior inclusão foi sendo crescentemente usado para calar opiniões e cancelar pessoas com ideias diferentes. E isso foi longe demais. Quero ter certeza de que as pessoas possam compartilhar suas crenças e experiências em nossas plataformas.
3. Nova abordagem para a aplicação das políticas de conteúdo.
Terceiro, nós estamos mudando a forma de fazer com que os usuários cumpram as nossas políticas de conteúdo, de forma a reduzir os erros que causam a maior parte da censura em nossas plataformas. Nós costumamos ter filtros que procuram por qualquer violação da política de conteúdo. Agora, nós vamos focar esses filtros no combate às violações de maior ilegalidade e severidade. E para violações de menor severidade, vamos esperar que alguém reporte o problema antes de agir. O problema aqui é que os filtros cometem erros e derrubam um monte de conteúdo que não deveriam. Então, dando um passo atrás, vamos reduzir dramaticamente o volume de censura em nossas plataformas. Vamos também ajustar nossos filtros de conteúdo de modo a requerer muito mais precisão antes de derrubar conteúdos. A verdade é que se trata de um trade off. Significa que vamos pegar menos coisas ruins, mas vamos também reduzir o número de conteúdos e perfis de pessoas inocentes que são derrubados acidentalmente.
4. Trazer de volta Conteúdo Político.
Quarto, vamos trazer de volta conteúdo político. Durante um certo tempo, a comunidade solicitou ver menos conteúdo político porque isso estava fazendo com que as pessoas se estressassem. Então, paramos de recomendar esses posts. Mas parece que estamos em uma nova era agora. E temos recebido feedback de que as pessoas querem ver esse tipo de conteúdo novamente. Portanto, vamos começar a voltar atrás nessa política no Facebook, Instagram e Threads, ao mesmo tempo em que trabalhamos para manter as comunidades amigáveis e positivas.
5. Mudança das nossas Equipes de Moderação e de Segurança.
Quinto, vamos mudar as nossas Equipes de Moderação e de Segurança da Califórnia, e a nossa equipe de revisão de conteúdo estará baseada no Texas. Na medida em que trabalhamos para promover a liberdade de expressão, penso que será útil para construir confiança realizar esse trabalho em lugares onde haja menor preocupação com relação ao viés de nossas equipes.
Proteger a liberdade de expressão no mundo inteiro.
Finalmente, vamos trabalhar com o presidente Trump para pressionar os governos ao redor do mundo, que estão perseguindo companhias americanas e forçando mais censura. Os EUA têm as mais fortes proteções constitucionais do mundo para a liberdade de expressão. A Europa tem um número crescente de leis institucionalizando a censura e tornando difícil construir qualquer inovação por lá. Os países da América Latina têm tribunais secretos que podem ordenar que as companhias discretamente derrubem conteúdos. A China censurou nossos aplicativos até mesmo de funcionarem no país. A única forma de voltar atrás nessa tendência global é com o suporte do governo americano. E é por isso que tem sido tão difícil, ao longo dos últimos quatro anos, quando até o governo dos EUA promoveu a censura. Perseguindo a nós e a outras companhias americanas, incentivou outros governos a irem mais longe. Mas agora temos a oportunidade de restaurar a liberdade de expressão e estou animado em fazer isso.
Levará tempo para consertarmos isso. São sistemas complexos que nunca serão perfeitos. Há também muita coisa ilegal, sobre as quais ainda temos que trabalhar duro para remover. Mas a conclusão é que, depois de anos tendo o nosso trabalho de moderação focado primariamente em remover conteúdo, é hora de focar em reduzir erros, simplificar nossos sistemas, e voltar às nossas raízes sobre dar voz às pessoas. Estou ansioso por este próximo capítulo. Fiquem bem, e aguardem mais para breve.